Dicas para colocar em prática nos condomínios em 2022

Data de publicação: 14/01/2022

Finais e inícios de ano são sempre marcados por planejamentos, novas metas, promessas e formas de alcançar novas realizações.

E isso vale não só para a nossa vida pessoal, mas também por tudo aquilo que a gente zela e quer ver prosperar.

Em se tratando de condomínios de um modo geral, o cuidado e as metas devem ser pensados no coletivo, já que todas as pessoas que vivem ali precisam estar satisfeitas com as normas e decisões tomadas durante o ano vindas diretamente da administração condominial.

Então, síndico, este artigo é para você. Que tal você aproveitar o embalo das metas e dos planejamentos para um novo ano e traçar novos objetivos para o seu condomínio?

Dá só uma olhada nestas dicas que separamos para você, que vão te ajudar numa boa gestão para esse ano de 2022.

  1. Impermeabilização

Sai ano, entra ano e esse continua sendo um problema recorrente da maioria dos condomínios: a impermeabilização do prédio. E essa negligência chega a atingir 80% dos condomínios que sofrem com problemas de infiltração. Para evitar este problema, coloque em dia as vistorias e faça delas algo recorrente e periódico.

  1. Segurança

Normalmente, as pessoas já associam a vida em um condomínio com segurança e tranquilidade, e por isso, este é um ponto que é sempre importante ressaltar. Todos precisam estar seguros – desde a criancinha que corre para longe dos pais até o senhor que mora no primeiro andar por achar mais fácil para a locomoção. E para garantir um ambiente seguro, estamos falando além de um sistema de monitoramento – que também é importante. Se atente principalmente a áreas que necessitam de segurança dobrada, como por exemplo as garagens, piscinas, áreas de alta tensão, entre outras. Tudo pode causar acidente.

  1. Desperdício, captação e reutilização de água

Nós sabemos que o país tem como problema decorrente da falta d’água em algumas localidades. É um dever do condomínio promover ações que conscientizem a utilização moderada de água.

Além disso, outra forma de evitar o desperdício de água é a sua reutilização. Muitos condomínios já apostam na instalação de sistemas de captação de água de chuva que pode ser usada, por exemplo, para lavar áreas comuns – e ainda é uma forma de investir.

  1. Cronograma de manutenção

Já que falamos no início sobre planejamento, por que não aproveitar as primeiras semanas do ano para construir um calendário de manutenção mensal, semestral e anual para garantir a qualidade de vida dentro do seu condomínio?

Isso ajuda, inclusive, nas previsões de despesas anuais e evita que você seja pego despercebido caso alguma surpresa desagradável aconteça.

Também é uma ótima forma de facilitar a troca de gestão sindical, se isto for ocorrer em algum momento do seu mandato.

  1. Conforto e necessidades

Vou te fazer algumas perguntas: Você acha que a sua prestação de serviços realmente satisfaz os moradores? O prédio é adequado para receber idosos ou pessoas com problema de mobilidade?

Dê uma volta pelo espaço e confira se está bem preparado para todos os tipos de moradores/visitantes e pense sempre em quais outras adaptações são necessárias para suprir todas as necessidades que podem ocorrer. Isso é investimento e faz a diferença.

  1. Informativos

Nada como uma boa comunicação, não é? Libere informativos periódicos para que todos fiquem por dentro de tudo que acontece no condomínio, principalmente em tempos pandêmicos – sempre é bom divulgar informações sobre prevenção de doenças e cuidados básicos para cada situação.

  1. Inclua os moradores

Tudo que fazemos dentro de um condomínio é visando o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores. Por isso, todos precisam entender a importância da sua participação na administração, para que o ambiente seja leve e favorável para morar.

  1. Sustentabilidade

Muita gente não dá muita importância, mas é algo que faz diferença. E nisso, tudo pode ser válido, desde a separação do lixo até a coleta de óleo, ou ainda incentivo quanto a economia de energia e água. Tudo que ajuda o condomínio a ser mais sustentável é valido.

  1. Novos moradores

O que acha de uma recepçãozinha para os novos moradores? Alguns síndicos já utilizam essa estratégia para garantir uma boa primeira impressão aos moradores, tornando a mudança mais leve e incentivando a participação ativa dos mesmos na gestão. Alguns kits contam com lista de contatos importantes, cópia de regimento interno e da convenção condominial e algum mimo para agradar os novatos.

Tente colocar essas dicas em prática e veja os bons resultados tomando forma, conforme a sua gestão flui dentro das novas mudanças.


;