Ambiente de trabalho e produtividade: qual a relação?
Data de publicação: 03/12/2021
A produtividade está intimamente ligada ao ambiente de trabalho e ambos não podem ser vistos e discutidos separadamente. Trabalhar em um local barulhento, bagunçado, desconfortável, dentre outras questões, é algo que não faz bem nem para o prestador, nem para a empresa.
Dessa forma, a empresa precisa estar preparada e muito bem equipada para cuidar dos recursos humanos. Proporcionar um ambiente de trabalho adequado deve estar no topo da lista de prioridades quando se deseja favorecer o desempenho de um colaborador.
Mas, falando parece fácil, não é? Por isso, vamos bater um papinho sobre o assunto e dar algumas dicas que vão fazer a diferença na hora de efetivar a relação entre ambiente de trabalho e a produtividade dos seus funcionários.
A infraestrutura é a base, mas não é tudo!
Não há uma fórmula pronta quando se tenta relacionar o ambiente com a produtividade, embora muitas empresas acreditam que sim. É comum você ver por aí investimentos em decoração, sala de jogos, copas, lounges e outros espaços ou recursos e, embora isso tenha sim a sua importância, não pode ser entendido como única solução.
Um espaço físico é muito importante para o bem-estar, conforto e motivação do colaborador e deve ser o primeiro passo a ser investido.
Porém, se parar por aí, de nada adianta. É preciso que se tenha uma administração de processos e relações extremamente ligada a estes espaços. O espaço precisa “trabalhar” para os funcionários e se adequar às suas rotinas, bem como refletir toda a cultura organizacional da empresa.
Um ponto importante a ser levado em consideração é que a gestão e convivência também fazem parte de todo esse ecossistema – o ambiente físico influencia nestas relações.
Mas, e na prática? Vamos ver algumas dicas que podem oferecer uma base para uma ótima relação entre o ambiente de trabalho e a produtividade.
Como atrelar e qualificar o espaço à produtividade?
Como falamos ali em cima, uma boa infraestrutura e tudo que a compõe são a base para que essa relação seja efetiva e de qualidade.
Cada perfil de empresa e sua rotina exigem medidas e adequações próprias, mas existem alguns aspectos fundamentas que podem ajudar a todos. Dá só uma olhada!
- Planejamento do espaço adequado
Planejar o espaço é essencial para melhorar desempenho dos funcionários. E para isso, algumas coisas devem ser levadas em consideração.
Circulação de pessoas, acesso aos itens de uso, materiais e documentos, decoração, espaços únicos e individuais devem ser cuidadosamente pensados para que se tenha um bom fluxo de trabalho no decorrer da rotina.
Um local que não recebe a devida atenção sempre tende a bagunça e os impactos no cotidiano da empresa serão sempre negativos.
- Infraestrutura de qualidade
Como você já sabe, a infraestrutura é o alicerce, mas de nada adianta se ela não suprir todas as necessidades dos colaboradores.
Fique atento para a qualidade dos equipamentos e itens de necessidade, bem como o bom funcionamento de máquinas e computadores, além é claro de um bom sistema de iluminação e distribuição de água, por exemplo. Itens em péssimas condições sempre desmotivam e atrapalham o desempenho.
- Ergonomia adequada
Ela compreende em um todo vários elementos que compõe um espaço organizacional. Auxilia ainda em questões que vão desde aspectos físicos até cognitivos em um ambiente.
Por isso, é um ponto que precisa obrigatoriamente ser investido.
Basicamente, você precisa fornecer um bom mobiliário ergonômico que se adapte a tudo que for necessário para que a saúde do trabalhador seja preservada. E isso também significa que não ocorra desgastes durante a realização das atividades.
- Espaços alternativos
Vamos pensar juntos: nós passamos a maior parte do nosso dia dentro do ambiente de trabalho, certo?
Por isso, para fazer a diferença na produtividade dos funcionários, é indispensável que se tenha lugares para alimentação, descanso, descontração e até confraternizações.
Alguns coworkings estão oferecendo até sala de jogos, TV, espaços para churrasco e áreas ao ar livre para que seus funcionários tenham ainda mais opções de distrair a mente e, consequentemente, prepara-las para o trabalho!
Essas dicas colaboram para que todo o potencial da relação entre ambiente e produtividade seja aproveitado.