- Condomínio
- zelador
- empresa
Zelador: Qual o papel desta função no condomínio?
Data de publicação: 27/10/2021
Um dos pontos mais importantes que se tem ao saber quais as funções de um zelador é não confundir as suas responsabilidades com as do síndico. Afinal, ambos são fundamentais para o condomínio, mas cada um com o seu papel.
Normalmente, podemos cruzar com o zelador em áreas de conveniência, corredores, portarias e áreas afins. Ele trabalha lado a lado do síndico, auxiliando nas atividades administrativas e na solução de problemas rotineiros.
Vamos entender um pouco mais sobre suas funções? Dá só uma olhada:
-
Inspeções e pequenos reparos
Uma de suas principais funções, as inspeções fazem parte do dia a dia de um zelador. Ele sempre precisa estar atento aos itens que precisam de reparos ou limpeza, além de observar como anda o funcionamento dos sistemas elétricos, hidráulicos, elevadores, entre outros.
Reparos menores como trocar lâmpadas e interruptores, portões e telhados, fechaduras também são funções de um zelador.
Vale lembrar que sempre que for detectada alguma irregularidade, o zelador deve reportar ao síndico para que as medidas corretas sejam tomadas.
-
Atendimento
É ele quem realiza o atendimento de funcionários externos como os de empresas de água, luz, telefone, entre outros. O zelador também controla a circulação de pessoas e veículos, observa como anda a movimentação de civis nas redondezas, solicita acesso de visitantes aos condôminos.
-
Recebimento de mercadorias.
Um zelador é o responsável pelo recebimento de equipamentos, materiais e mercadorias e pela conferência de suas notas fiscais. Ele realiza atentamente toda a separação e entrega aos proprietários os produtos destinados a eles. Correspondências também entram nesta remessa.
-
Gestão de subordinados
Orientar, supervisionar e delegar tarefas a outros funcionários de limpeza, portaria, segurança, entre outros. Ele pode ainda estimular a disciplina, pontualidade, cobrar assiduidade e cuidar para que tudo funcione de acordo com o ideal.
-
Reformas e obras
É responsabilidade do zelador supervisionar todas as reformas que ocorrem dentro do condomínio. E elas vão desde manutenção e reparos em áreas comuns, passando pelo cuidado com as prestações de serviço e estar em contato direto com o síndico em caso de alguma intercorrência.
-
Conhecer normas e regras
O zelador deve conhecer plenamente o regimento interno do condomínio e reportar toda e qualquer situação que fuja das normas estabelecidas qualquer indivíduo, seja ele morador, prestador de serviço ou colaboradores.
-
Suporte aos moradores
E para isso, ele precisa estar sempre disponível para um diálogo atento com os condôminos.
O zelador deve repassar todas as reclamações e apontamentos feitos ao síndico, e alertar a todos sobre regras de segurança, funcionamento e convivência.
Assim como o síndico, o zelador é uma figura fundamental para o bom funcionamento do condomínio. Afinal, ordem e bom funcionamento dependem deste profissional.